sábado, 5 de setembro de 2009

does speak another language really matters?

Caso você não tenha entendido o titulo desse post, é hora de começar um curso de inglês. No mundo contemporâneo é cada vez maior a importância de falar outro idioma pelas pessoas que buscam uma oportunidade no concorrido mercado de trabalho. Se antes saber falar uma segunda língua era uma exigência apenas para os altos escalões das empresas multinacionais, hoje pode fazer parte da seleção de empregos bem mais simples como atendente de um loja no shopping ou mesmo telefonista de uma corretora de imóveis na praia. Atualmente um bom currículo salienta a importância de falar inglês ou ao menos ter algum conhecimento básico. No mundo globalizado em que vivemos quase todas as funções vão requerer em algum momento algum conhecimento de inglês, a internet e todos os seus recursos exigem que o indivíduo tenha uma noção básica, existindo inclusive cursos específicos para computador. Entretanto para alguns profissionais, aprender inglês fluentemente é essencial para ter chances num mercado onde todos estão procurando formas de como vencer a crise e o desemprego. Principalmente nós quem buscamos empregos relacionados com a área administrativa devemos estar atento a esse requisito.

Tradução do titulo : Falar outra lingua realmente importa?

Gustavo Costa - 2° sem Administração - Funepe

CURRÍCULO

A importância de um currículo se deve ao fato de que este instrumento é sua apresentação pessoal, como dizem, o currículo é “a nossa cara”, por isso a necessidade de se ter um currículo organizado da melhor maneira possível. É através do mesmo que você esta se apresentando a empresa, e mostrando o quanto pode ser valioso para a mesma!
Por isso segue algumas dicas para facilitar a organização de seu currículo, de modo a não deixá-lo muito extenso e de apontar as informações essenciais:

- O currículo deve ter no máximo duas páginas;
- Formatação adequada (manter sempre o mesmo tipo de formatação);
- A foto deve ser utilizada somente quando a empresa solicitar;
- Estar atento a possíveis erros de português;
- Não conter rasuras (lembre-se o currículo é “a sua cara”)
- Evitar usar muitas cores (o papel do currículo deve ser de preferência branco, ou em papel reciclável);
- Nunca deixar faltar informações (endereço, telefone, idade).
Abaixo temos um modelo de currículo geralmente utilizado, e que permite o destaque de aspectos relevantes para uma contratação.

NOME
Estado civil, Nacionalidade, idade (nascimento)
Endereço
Cidade, Estado.
Telefone (se for houver telefone para recado, deixe o nome do responsável)
E-mail
Objetivo: o que pretende alcançar dentro da empresa para qual esta enviando o currículo.
Formação Acadêmica: do mais atual pro mais antigo, colocando sempre o nome da instituição.
Qualificação: o que o seu curso te preparou pra fazer, descrever quais são as capacitações que adquiriu durante a graduação, um resumo pequeno.
Experiência Profissional: do mais atual pro mais antigo, de preferência colocar o mês e ano que começou a trabalhar e o mês/ano que saiu, descrevendo suas atividades em cada emprego.
Cursos: cursos que já fez, pode colocar aqui no título / área de conhecimento, sempre do mais atual pro mais antigo.
Desenvolvimento de Projeto: aqui podem entrar sua monografia, trabalhos científicos.
E pra finalizar, a data em que enviou o currículo.

Laíz de Souza - 8ºsem Psicologia - USC, Bauru
Pedro Lucas Oliva Braz - 2ºsem Ciências Contábeis - FUNEPE, Penápolis

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Palavras ambiguas que possuem o mesmo som

Dica de português

Ela foi fazer um conserto/concerto hoje.

Esta oração é ambígua, pois pode estar dizendo tanto que a pessoa faz parte de uma orquestra (ou coisa semelhante) ou então que ela saiu para reparar alguma coisa.

O que nos faz optar por um dos significados acima é o uso do “s” ou do “c”: conserto ou concerto.

Use concerto quando tiver significado de audição musical, harmonia de instrumentos ou vozes
Veja outros exemplos:

a) Vou consertar o erro que fiz. (corrigir)
b) Vou consertar essa situação que causei. (remediar)
c) Consertam-se roupas. (restaurar)
d) Vamos ao concerto da Filarmônica de Minas Gerais? (audição musical)
e) A Orquestra Filarmônica de Berlim tem concertos muito famosos. (composição musical)


Thaiz Silva - 2ºsem Administração de Empresas - Funepe

Organização do tempo


Achei interessante escrever um artigo sobre organização do tempo. Já aconteceu com você, de trabalhar um dia inteiro, chegar em casa cansado, e, mesmo assim, ter a sensação de que o trabalho não rendeu? Pois é, isso acontece com mais freqüência do que se imagina, e deve-se à falta de organização do tempo.
Gerenciar o tempo para desenvolver as tarefas do dia a dia não é fácil para o profissional, ainda mais quando temos que fazer centenas de tarefas no dia ou, às vezes, até ao mesmo tempo.
Uma dica importante é separar as tarefas por grau de importância e urgência:
·                     Importante e urgente
·                     Importante, mas não urgente
·                     Pouco importante e não urgente
Organizando as tarefas dessa maneira, o tempo se torna suficiente para cumprir com êxito, todas as obrigações.
Fundamental é estar focado somente na tarefa que está sendo realizada naquele momento. Com isso, você consegue desempenhar a tarefa muito mais rapidamente e muito melhor.
É muito importante também, determinar sua hora de descanso. Isso faz com que sua mente esteja sempre descansada e pronta para desempenhar novas tarefas.
Organizar o dia possibilita maior produtividade pelo melhor aproveitamento do tempo. Já que todos temos a mesma quantidade de horas todos os dias, cabe a nós, então, utilizá-las da melhor forma.

Luana Bíscaro - 2ºsem Administração de Empresas  - Funepe

domingo, 30 de agosto de 2009

Administrar é uma arte, ter o dom faz parte!

Administrar é muito mais do que exercer controle sobre um grupo de pessoas: é ensinar, ajudar, compreender, delegar tarefas... Muito mais do que uma ciência, a Administração é uma arte, onde exercer a atividade com sucesso é uma verdadeira obra-prima. Neste curso, temos muitos formandos, veteranos no mercado, mas raros profissionais. Não é um simples diploma, um mero pedaço de papel que determina suas condições de aptidão sobre a profissão. O Administrador é nato, ele tem o dom de liderar, de se sobressair diante de um grupo, ele fala com segurança, age com determinação e sabedoria. A faculdade fornece as teorias, mas o mercado só aprovará a sua prática, se você estiver preparado para a incrível jornada empresarial. Hoje, vivemos em um mundo de concorrências, onde temos muitos formados em Administração, para poucos cargos. Assim como também vemos, uma subdivisão do conceito de administrar: a alguns anos, eramos simplesmente administradores, formados e qualificados para trabalhar em qualquer segmento empresarial. A atual administração se subdivide em diversos ramos, como Administração Pública, de Serviços, Hospitalar, Hoteleira, de RH e de Empresas. É preciso saber muito bem qual a finalidade se destina a sua vontade de trabalhar nessa profissão para garantir o sucesso do seu investimento, pois será necessário muito mais do que dinheiro para sua formação. É preciso preparo psicológico, vontade e certeza de que é um ramo arriscado, diversificado, onde sempre há novos investidores, profissionais e concorrentes. A disputa é acirrada, mas todos têm as mesmas chances, mas nem todos têm as mesmas oportunidades. Agarre as chances que surgirem na sua vida, e então crie novas oportunidades. Existem muitos oportunistas no mercado, mas a chave do sucesso é você ser o diferencial, ser melhor e mostrar isso aos outros. Não criamos oportunidades 'puxando saco' do chefe, nem o tapete dos colegas. Tudo é uma questão de esforço, mérito e inteligência. Precisa-se de pessoas com a mente aberta, inovadoras, dinâmicas, profissionais e competentes. E essas são as famosas características natas de um administrador. A comunicação e a empatia são as portas principais de acesso ao mercado. Pessoas caladas e tímidas não têm vez no mundo dos negócios, pois têm dificuldade em estabelecer relacionamentos interpessoais com colegas, professores e até mesmo com o patrão. Ressalto: é preciso se comunicar, já não basta saber escrever. É preciso saber falar, expressar-se de maneiras diversas. Afinal, o importante é fazer-se entender e ter facilidade de compreender os demais nas mais variadas formas. Todos esses ingredientes fazem parte da nova receita de uma Administração de sucesso, onde todos saem vitoriosos.


Gustavo Costa - 2° sem Administração - Funepe

Errei, e agora?

Achei interessante começar falando sobre erro, pois este faz parte de nossas vidas, e a partir dele muita coisa pode mudar.
O erro nos acompanha desde sempre, mas poucos sabem lidar com ele. Por que?
Desde pequenos somos ensinados que não devemos errar. Seria essa a melhor solução?
Se os erros não existissem, não haveria os acertos . Mas até que ponto errar é bom?
Um erro que trás consigo aprendizado assimilado, torna-se uma maneira difícil de aprender, com a expectativa de nunca mais se esquecer.
E isso é válido em todas as etapas da vida.
Universitários que decidiram por uma carreira e estão entrando no mercado de trabalho devem ter em mente que não há pessoas que não cometem erros, desde operários e sobordinados até chefes e patrãos estão suscetíveis a isso.
O importante diante disto é ter a capacidade e a humildade de reconhecer que errou e trabalha-lo, afim de torná-lo aliado em seu crescimento profissional.
“Um escorregão deve ser sempre reconsiderado desde que não haja falta de ética e integridade moral”, diz Carmen Raygada, diretora de RH para América do Sul de John Deere, fabricante de máquinas agrícolas, cuja a sede no Brasil fica em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. (Revista Você S/A – edição 132)
As empresas sabem que os pequenos escorregões são necessários para que grandes inovações aconteçam.
Acredite em si mesmo e saiba ousar sem medo de errar.

Apresentação

Vivemos na era tecnológica, num mundo globalizado, onde uma das ferramentas mais usadas é a internet.
Não é necessário muito esforço para estar ligado em tudo que acontece. A internet nos oferece tudo ali.
Porém alguns internautas buscam assuntos mais específicos, procurando informações e dando opiniões em determinadas áreas.
Por esse motivo criamos o blog UNIVERSITARIOS S/A.
O objetivo principal do blog universitários S/A é contribuir para a evolução constante dos futuros profissionais ligados a área administrativa, a fim de trazer novidades e opiniões diversas que possam agregar ao conhecimento adquirido na faculdade, interagir com pessoas de nossas áreas ou que simplesmente tenham curiosidade sobre o assunto, expressar nossas idéias através de artigos de autoria própria ou de colaboradores eventuais, podendo este ser qualquer pessoa interessada em utilizar nosso espaço para publicar suas opiniões e comentar sobre livros, revistas e artigos publicados, matérias jornalísticas e atualidades. Enfim sobre tudo que for relacionado a administração pessoal e assuntos mais específicos como:
- Administração de Empresas;
- Ciências Contábeis;
- Economia;


Yume, Pedro Lucas e Gustavo