sábado, 5 de setembro de 2009
does speak another language really matters?
Tradução do titulo : Falar outra lingua realmente importa?
Gustavo Costa - 2° sem Administração - Funepe
CURRÍCULO
Por isso segue algumas dicas para facilitar a organização de seu currículo, de modo a não deixá-lo muito extenso e de apontar as informações essenciais:
- O currículo deve ter no máximo duas páginas;
- Formatação adequada (manter sempre o mesmo tipo de formatação);
- A foto deve ser utilizada somente quando a empresa solicitar;
- Estar atento a possíveis erros de português;
- Não conter rasuras (lembre-se o currículo é “a sua cara”)
- Evitar usar muitas cores (o papel do currículo deve ser de preferência branco, ou em papel reciclável);
- Nunca deixar faltar informações (endereço, telefone, idade).
Abaixo temos um modelo de currículo geralmente utilizado, e que permite o destaque de aspectos relevantes para uma contratação.
NOME
Estado civil, Nacionalidade, idade (nascimento)
Endereço
Cidade, Estado.
Telefone (se for houver telefone para recado, deixe o nome do responsável)
Objetivo: o que pretende alcançar dentro da empresa para qual esta enviando o currículo.
Formação Acadêmica: do mais atual pro mais antigo, colocando sempre o nome da instituição.
Qualificação: o que o seu curso te preparou pra fazer, descrever quais são as capacitações que adquiriu durante a graduação, um resumo pequeno.
Experiência Profissional: do mais atual pro mais antigo, de preferência colocar o mês e ano que começou a trabalhar e o mês/ano que saiu, descrevendo suas atividades em cada emprego.
Cursos: cursos que já fez, pode colocar aqui no título / área de conhecimento, sempre do mais atual pro mais antigo.
Desenvolvimento de Projeto: aqui podem entrar sua monografia, trabalhos científicos.
E pra finalizar, a data em que enviou o currículo.
Laíz de Souza - 8ºsem Psicologia - USC, Bauru
Pedro Lucas Oliva Braz - 2ºsem Ciências Contábeis - FUNEPE, Penápolis
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Palavras ambiguas que possuem o mesmo som
Ela foi fazer um conserto/concerto hoje.
Esta oração é ambígua, pois pode estar dizendo tanto que a pessoa faz parte de uma orquestra (ou coisa semelhante) ou então que ela saiu para reparar alguma coisa.
O que nos faz optar por um dos significados acima é o uso do “s” ou do “c”: conserto ou concerto.
Use concerto quando tiver significado de audição musical, harmonia de instrumentos ou vozes
Veja outros exemplos:
a) Vou consertar o erro que fiz. (corrigir)
b) Vou consertar essa situação que causei. (remediar)
c) Consertam-se roupas. (restaurar)
d) Vamos ao concerto da Filarmônica de Minas Gerais? (audição musical)
e) A Orquestra Filarmônica de Berlim tem concertos muito famosos. (composição musical)
Thaiz Silva - 2ºsem Administração de Empresas - Funepe
Organização do tempo
Luana Bíscaro - 2ºsem Administração de Empresas - Funepe
domingo, 30 de agosto de 2009
Administrar é uma arte, ter o dom faz parte!
Administrar é muito mais do que exercer controle sobre um grupo de pessoas: é ensinar, ajudar, compreender, delegar tarefas... Muito mais do que uma ciência, a Administração é uma arte, onde exercer a atividade com sucesso é uma verdadeira obra-prima. Neste curso, temos muitos formandos, veteranos no mercado, mas raros profissionais. Não é um simples diploma, um mero pedaço de papel que determina suas condições de aptidão sobre a profissão. O Administrador é nato, ele tem o dom de liderar, de se sobressair diante de um grupo, ele fala com segurança, age com determinação e sabedoria. A faculdade fornece as teorias, mas o mercado só aprovará a sua prática, se você estiver preparado para a incrível jornada empresarial. Hoje, vivemos em um mundo de concorrências, onde temos muitos formados em Administração, para poucos cargos. Assim como também vemos, uma subdivisão do conceito de administrar: a alguns anos, eramos simplesmente administradores, formados e qualificados para trabalhar em qualquer segmento empresarial. A atual administração se subdivide em diversos ramos, como Administração Pública, de Serviços, Hospitalar, Hoteleira, de RH e de Empresas. É preciso saber muito bem qual a finalidade se destina a sua vontade de trabalhar nessa profissão para garantir o sucesso do seu investimento, pois será necessário muito mais do que dinheiro para sua formação. É preciso preparo psicológico, vontade e certeza de que é um ramo arriscado, diversificado, onde sempre há novos investidores, profissionais e concorrentes. A disputa é acirrada, mas todos têm as mesmas chances, mas nem todos têm as mesmas oportunidades. Agarre as chances que surgirem na sua vida, e então crie novas oportunidades. Existem muitos oportunistas no mercado, mas a chave do sucesso é você ser o diferencial, ser melhor e mostrar isso aos outros. Não criamos oportunidades 'puxando saco' do chefe, nem o tapete dos colegas. Tudo é uma questão de esforço, mérito e inteligência. Precisa-se de pessoas com a mente aberta, inovadoras, dinâmicas, profissionais e competentes. E essas são as famosas características natas de um administrador. A comunicação e a empatia são as portas principais de acesso ao mercado. Pessoas caladas e tímidas não têm vez no mundo dos negócios, pois têm dificuldade em estabelecer relacionamentos interpessoais com colegas, professores e até mesmo com o patrão. Ressalto: é preciso se comunicar, já não basta saber escrever. É preciso saber falar, expressar-se de maneiras diversas. Afinal, o importante é fazer-se entender e ter facilidade de compreender os demais nas mais variadas formas. Todos esses ingredientes fazem parte da nova receita de uma Administração de sucesso, onde todos saem vitoriosos.
Gustavo Costa - 2° sem Administração - Funepe
Errei, e agora?
O erro nos acompanha desde sempre, mas poucos sabem lidar com ele. Por que?
Desde pequenos somos ensinados que não devemos errar. Seria essa a melhor solução?
Se os erros não existissem, não haveria os acertos . Mas até que ponto errar é bom?
Um erro que trás consigo aprendizado assimilado, torna-se uma maneira difícil de aprender, com a expectativa de nunca mais se esquecer.
E isso é válido em todas as etapas da vida.
Universitários que decidiram por uma carreira e estão entrando no mercado de trabalho devem ter em mente que não há pessoas que não cometem erros, desde operários e sobordinados até chefes e patrãos estão suscetíveis a isso.
O importante diante disto é ter a capacidade e a humildade de reconhecer que errou e trabalha-lo, afim de torná-lo aliado em seu crescimento profissional.
“Um escorregão deve ser sempre reconsiderado desde que não haja falta de ética e integridade moral”, diz Carmen Raygada, diretora de RH para América do Sul de John Deere, fabricante de máquinas agrícolas, cuja a sede no Brasil fica em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. (Revista Você S/A – edição 132)
As empresas sabem que os pequenos escorregões são necessários para que grandes inovações aconteçam.
Acredite em si mesmo e saiba ousar sem medo de errar.
Apresentação
Não é necessário muito esforço para estar ligado em tudo que acontece. A internet nos oferece tudo ali.
Porém alguns internautas buscam assuntos mais específicos, procurando informações e dando opiniões em determinadas áreas.
Por esse motivo criamos o blog UNIVERSITARIOS S/A.
O objetivo principal do blog universitários S/A é contribuir para a evolução constante dos futuros profissionais ligados a área administrativa, a fim de trazer novidades e opiniões diversas que possam agregar ao conhecimento adquirido na faculdade, interagir com pessoas de nossas áreas ou que simplesmente tenham curiosidade sobre o assunto, expressar nossas idéias através de artigos de autoria própria ou de colaboradores eventuais, podendo este ser qualquer pessoa interessada em utilizar nosso espaço para publicar suas opiniões e comentar sobre livros, revistas e artigos publicados, matérias jornalísticas e atualidades. Enfim sobre tudo que for relacionado a administração pessoal e assuntos mais específicos como:
- Administração de Empresas;
- Ciências Contábeis;
- Economia;
Yume, Pedro Lucas e Gustavo